SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2As famílias podem (se) adoecer: revisão integrativa da literatura científicaO paradoxo da inclusão: a relevância da escuta do sujeito nos CAPS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

PAULA, Carolina Antonia Goulart de  e  TACHIBANA, Miriam. E como estão os familiares cuidadores dos pacientes psiquiátricos internados?. Vínculo [online]. 2019, vol.16, n.2, pp. 44-67. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v16n2p44-67.

Com a Reforma Psiquiátrica, os familiares passaram a ser considerados protagonistas nos cuidados dos pacientes psiquiátricos. O presente estudo teve como objetivo investigar a experiência emocional de familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos internados. Para isso, foram realizadas entrevistas com dez familiares de pacientes que se encontravam internados numa unidade psiquiátrica de hospital geral de uma cidade mineira. Elas foram mediadas pela apresentação de quatro ilustrações criadas especialmente para a pesquisa para facilitar a comunicação. Após cada entrevista, foi redigida uma narrativa transferencial. O material foi analisado segundo o método psicanalítico e organizado conforme a Teoria dos Campos. Foram identificados três campos por meio dos quais os participantes expressaram temporalmente produções imaginativas sobre os antecedentes à crise, o mal-estar vivido naquele período e o futuro a ser descortinado. Conclui-se que a experiência emocional dos familiares é marcada por sofrimento emocional profundo, indicando a insuficiência das intervenções que lhes vêm sendo dispensadas, pelo menos por ocasião da internação de seus familiares.

Palavras-chave : familiar cuidador; paciente psiquiátrico; saúde mental; internação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License