SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2And what about the family caregivers of hospitalized psychiatric patients?Group intervention and art as a productive tools to Alzheimer´s carriers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

SANTOS, Denner Rodrigues G.; REIS, Júlia Katarina N. dos; ROSARIO, Angela Bucciano do  and  KYRILLOS NETO, Fuad. O paradoxo da inclusão: a relevância da escuta do sujeito nos CAPS. Vínculo [online]. 2019, vol.16, n.2, pp. 68-87. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v16n2p68-87.

O artigo tem por objetivo problematizar o trabalho realizado nos serviços substitutivos de saúde mental, enfatizando os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que se baseiam nos preceitos da Reforma Psiquiátrica. Por intermédio de fragmentos de um relato do caso de uma jovem acompanhada pelo serviço, tomaremos a psicanálise como eixo condutor de nossa discussão e, como método de interlocução com a realidade encontrada no serviço, a psicanálise aplicada. Procederemos a uma discussão acerca da escuta do sujeito psicótico, seus impactos no trabalho da equipe, bem como as consequências da proposta de inclusão social, na construção do laço social dos usuários do serviço. Conclui-se que os princípios norteadores da luta antimanicomial, em especial a antinomia exclusão/inclusão, desconsideram a noção de sujeito no contexto da prática nos serviços substitutivos. Propõe-se que o trabalho em equipe, no manejo da clínica da psicose, considere a escuta clínica e a construção singular que cada sujeito encontra para lidar com o sofrimento.

Keywords : CAPS; reforma psiquiátrica; psicanálise; saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License