SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Group intervention and art as a productive tools to Alzheimer´s carriersActive old age: the affective-sexual experience of the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

OLIVEIRA, Danielly Passos de  and  GOMES, Isabel Cristina. Gênero, adolescência e psicanálise: o impacto das relações de gênero na saúde mental de adolescentes na cidade de São Paulo. Vínculo [online]. 2019, vol.16, n.2, pp. 110-132. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v16n2p110-132.

Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa com dez adolescentes do sexo feminino, estudantes de escolas particulares, residentes na capital, com idades entre 14 a 17 anos; cujo objetivo foi investigar como percebiam e definiam gênero - masculinidades e feminilidades - e compreender como as vivências dessas relações repercutiam nos processos de subjetivação. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, em média com uma hora de duração, sendo estas gravadas e transcritas. A partir da análise dos discursos e do referencial psicanalítico, verificou-se que, para a maioria delas, perceber-se como mulher era se dar conta de um estado de alienação ou de desapropriação subjetiva, o qual se expressava num corpo passível de pertencer ao outro (de ser violado) e numa força sempre sujeita a se converter em fraqueza (nos embates contra o machismo). A percepção do gênero apareceu de dois modos: a) como um fardo, pois temiam sofrer violência sexual; afirmavam que precisariam lutar mais do que os meninos para conquistar uma carreira; sofriam com o machismo e chegavam a se culpar pela violência da qual eram vítimas. b) pela transgressão como uma postura de enfrentamento.

Keywords : Gênero; Psicanálise; Mulheres; Adolescência; Saúde Mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License