SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O cuidado de crianças e adolescentes após o transplante de medula óssea: vivências de mães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

DAVID, Mário  e  CAEIRO, Lara. O nascimento e o desenvolvimento da neuro-psicanálise. Vínculo [online]. 2020, vol.17, n.1, pp. 01-24. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v17n1p1-24.

A Neuro-Psicanálise é uma área de investigação e estudo conceptual e epistemológico focado na reavaliação das hipóteses propostas pelo modelo psicanalítico da mente perante o recente manancial de novos dados científicos provindo de diferentes áreas de Cérebro e da sua atividade cerebral, o que tem permitindo o desenvolvimento e esclarecimento dos modelos neuro-dinâmicos relacionados com a atividade mental tanto consciente, assim como inconsciente. Os autores fizeram uma resenha sobre as circunstâncias de ordem histórica, filosófica e científica por detrás do nascimento deste movimento de diálogo entre a Psicanálise e as Neurociências Modernas, a Sociedade Internacional para a Neuro-Psicanálise, cujos fundamentos históricos estão consubstanciados na própria obra e vida de Sigmund Freud, o qual iniciou a vida profissional, como investigador em laboratórios de histologia médica, aí se interessou pelo estudo do sistema nervoso central e mais tarde iniciou atividade clínica em Neurologia. Somente a partir dos anos 50 do Seculo XX ocorreram as primeiras iniciativas precursoras para uma investigação neurocientífica moderna e foi na década de 80 que começou a surgir o manancial de dados científicos provindos de diferentes áreas de investigação neurológica, os quais permitem aventar as possibilidades de existirem eventuais correlações e correspondências entre os termos psicológicos e psicanalíticos com certas áreas e circuitos neurofisiológicos do Cérebro, assim possibilitando reabertura de um diálogo tão desejado por Freud e expresso na sua monografia intitulada: "Projecto para uma Psicologia Científica" de 1895, entre o modelo psicanalítico da Mente e os modelos neurobiológicos e neurocientíficos do Cérebro.

Palavras-chave : Freud; Neurobiologia; Neurociências; Neuro-Psicanálise; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License