SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O nascimento e o desenvolvimento da neuro-psicanáliseVínculos amorosos em jovens adultos: rompimentos e separações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

OLIVEIRA, João Antonio de; OLIVEIRA-CARDOSO, Érika Arantes de  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. O cuidado de crianças e adolescentes após o transplante de medula óssea: vivências de mães. Vínculo [online]. 2020, vol.17, n.1, pp. 25-51. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v17n1p25-51.

No Transplante de Medula Óssea (TMO) de crianças e adolescentes, a mãe geralmente é a acompanhante no período de hospitalização. Ao assumir esse papel, ela é exposta a uma série de eventos estressores, além de lidar com o risco de perda do filho. Este estudo teve por objetivo compreender como mães vivenciam o cuidado de crianças e adolescentes submetidos ao TMO. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem clínico-qualitativa, com recorte transversal. Participaram seis mães, com idades entre 39 a 49 anos. Para a coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada. As entrevistas individuais foram audiogravadas e transcritas na íntegra, e os conteúdos foram submetido à análise temática. Os resultados indicam que as mães vivenciam, de um lado, as angústias relacionadas às incertezas que o TMO implica e, por outro, a perspectiva da cura, que alimenta a esperança de salvar a vida do filho, mesmo com o longo caminho a ser percorrido. As mães buscam restaurar suas forças e preservar seu equilíbrio psíquico por meio da rede de apoio social e do apego à fé, que caracterizam os recursos de enfrentamento mais utilizados. Investigar o cuidado na perspectiva das mães permite conhecer como elas compreendem e lidam com o tratamento do filho submetido ao TMO, o que pode favorecer a elaboração de estratégias de intervenção a serem oferecidas pela equipe multiprofissional.

Palavras-chave : transplante de medula óssea; mães; crianças; adolescentes; cuidadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License