SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1El cuidado de niños y adolescentes después del trasplante de médula ósea: experiencias de madresAproximación entre la familia y la escuela: pensado acerca de la experiencia en grupo en el ambiente de la escuela pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

SILVA, Isabella Torqueti  y  OKAMOTO, Mary Yoko. Vínculos amorosos em jovens adultos: rompimentos e separações. Vínculo [online]. 2020, vol.17, n.1, pp. 52-74. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v17n1p52-74.

As relações amorosas e a busca por um(a) parceiro(a) permeiam a vida dos sujeitos, ao longo de toda sua vida, interferindo de maneira direta em sua subjetividade. Contudo, mudanças sociais e culturais contemporâneas afetaram essas escolhas, alterando as prioridades dos sujeitos e provocando inúmeros rompimentos amorosos. Por essa razão, a presente pesquisa procurou investigar as concepções de jovens adultos solteiros, estudantes de uma universidade pública no município de Assis, os quais já vivenciaram alguma ruptura amorosa, e buscou apurar o que gerou o rompimento e como lidaram com isso. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semidirigidas - gravadas e, posteriormente, transcritas. Os dados foram analisados, levando-se em consideração as regularidades e peculiaridades dos discursos, e a discussão e a interpretação dos dados foram realizadas de acordo com a teoria psicanalítica. Dessa forma, foi possível observar a prevalência de relacionamentos amorosos com pouco investimento afetivo, diante de um investimento narcísico exacerbado. Para a maioria dos jovens, permitir-se amar o outro significa assumir um risco maior, partindo do pressuposto de que isso pode gerar frustração e fugir da ideia de satisfação plena.

Palabras clave : vínculos amorosos; rompimentos amorosos; jovens adultos; psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License