SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O cuidado de crianças e adolescentes após o transplante de medula óssea: vivências de mãesAproximaçãO entre família e escola: pensando experiência grupal em ambiente escolar público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SILVA, Isabella Torqueti  e  OKAMOTO, Mary Yoko. Vínculos amorosos em jovens adultos: rompimentos e separações. Vínculo [online]. 2020, vol.17, n.1, pp. 52-74. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v17n1p52-74.

As relações amorosas e a busca por um(a) parceiro(a) permeiam a vida dos sujeitos, ao longo de toda sua vida, interferindo de maneira direta em sua subjetividade. Contudo, mudanças sociais e culturais contemporâneas afetaram essas escolhas, alterando as prioridades dos sujeitos e provocando inúmeros rompimentos amorosos. Por essa razão, a presente pesquisa procurou investigar as concepções de jovens adultos solteiros, estudantes de uma universidade pública no município de Assis, os quais já vivenciaram alguma ruptura amorosa, e buscou apurar o que gerou o rompimento e como lidaram com isso. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semidirigidas - gravadas e, posteriormente, transcritas. Os dados foram analisados, levando-se em consideração as regularidades e peculiaridades dos discursos, e a discussão e a interpretação dos dados foram realizadas de acordo com a teoria psicanalítica. Dessa forma, foi possível observar a prevalência de relacionamentos amorosos com pouco investimento afetivo, diante de um investimento narcísico exacerbado. Para a maioria dos jovens, permitir-se amar o outro significa assumir um risco maior, partindo do pressuposto de que isso pode gerar frustração e fugir da ideia de satisfação plena.

Palavras-chave : vínculos amorosos; rompimentos amorosos; jovens adultos; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License