SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Loving links in young adults: ruptures and separationsTherapeutic factors in open groups: a qualitative study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

RIBEIRO, Guilherme Faria; SANTEIRO, Tales Vilela  and  CENTURION, Neftali Beatriz. AproximaçãO entre família e escola: pensando experiência grupal em ambiente escolar público. Vínculo [online]. 2020, vol.17, n.1, pp. 75-96. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v17n1p75-96.

O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de um grupo operativo realizado com professoras e mães de alunos da quarta série do Ensino Fundamental de uma escola pública, situada em um município de pequeno porte do interior do Estado de Minas Gerais. O grupo surgiu a partir da demanda da escola, que relatou dificuldades de aprendizagem de alunos, ausência dos pais às reuniões, mau comportamento dos alunos, entre outros. Foram realizados dois encontros de aproximadamente uma hora. Participaram 3 professoras e 10 mães. Estes grupos foram mediados pelo psicólogo da Secretaria Municipal de Educação da cidade, que têm como função acompanhar todas as escolas e creches do município. As experiências grupais ressaltaram: sobrecarga de trabalho das professoras, limitação de infraestrutura para o ensino e ausência de tempo dos pais para se dedicarem ao cuidado dos filhos. A culpabilização das professoras para com as mães e destas para com as professoras foi outro aspecto observado. Nesse contexto os grupos se mostraram como uma ferramenta de construção de estratégias dialógicas que favoreceram a compreensão das demandas apresentadas.

Keywords : inclusão escolar; instituições educacionais; grupos operativos; pesquisa-ação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License