SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1AproximaçãO entre família e escola: pensando experiência grupal em ambiente escolar públicoO conto como objeto mediador: uma experiência com grupos com universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

AQUINO, Nayara Cristiny Gonçalves  e  SEI, Maíra Bonafé. Fatores terapêuticos em grupos abertos: um estudo qualitativo. Vínculo [online]. 2020, vol.17, n.1, pp. 97-118. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v17n1p97-118.

Os serviços-escola de Psicologia são espaços vinculados à formação de futuros psicólogos. Oferecem à população atendimentos psicológicos a baixos custos e/ou gratuitos e, com isso, filas de espera e abandono do tratamento. Entende-se, assim, ser relevante o desenvolvimento de estratégias de acolhimento imediato dos interessados tais como grupos abertos e plantão psicológico. A partir desse contexto, objetivou-se compreender a visão de usuários em relação a um grupo aberto para adultos realizado em um serviço-escola de Psicologia de uma universidade pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, empreendida por meio de entrevistas semi dirigidas, com indivíduos que tivessem frequentado o grupo por um período mínimo de dois meses. Os resultados foram analisados e categorizados a partir dos Fatores Terapêuticos propostos por Yalom e Leszcz. Percebeu-se, a despeito de não possuírem uma finalidade psicoterapêutica a priori, a presença de fatores terapêuticos em operação nos grupos abertos investigados, sinalizando a importância quanto ao desenvolvimento de intervenções psicológicas dessa natureza nos serviços-escola de Psicologia.

Palavras-chave : fatores terapêuticos; grupos abertos; serviço-escola de psicologia; adultos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License