SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Fatores terapêuticos em grupos abertos: um estudo qualitativoSomatização na gestação: a relação das ansiedades e impressões oníricas sob a perspectiva psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

COUTINHO, Mayara Karolina Alvarenga Recaldes Gomes. O conto como objeto mediador: uma experiência com grupos com universitários. Vínculo [online]. 2020, vol.17, n.1, pp. 119-137. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v17n1p119-137.

O objetivo geral deste trabalho é relatar a experiência de um grupo operativo temático com universitários que utilizou uma peça literária (conto) como objeto mediador, problematizando o uso deste dispositivo como um meio de cuidado em saúde mental na universidade. Realiza-se a análise de uma sessão do grupo operativo com o tema "família" à luz do referencial teórico da psicanálise vincular e do trabalho com grupos em instituições. Resultados: a constituição dos grupos levou em consideração as especificidades do público universitário e o vínculo com a instituição; o conto é um objeto cultural pré-constituído que mobiliza o pré-consciente e favorece os processos de simbolização; a escolha do conto como objeto mediador nos grupos relatados está em consonância com a tarefa primária da instituição universitária; o dispositivo apresentado constituiu-se como espaço de simbolização das experiências vividas na universidade e nas relações interpessoais, com potencial para a elaboração do sofrimento psíquico do jovem universitário. O grupo mediado por contos mostrou-se como um dispositivo de cuidado em saúde mental dos universitários a ser investigado e sistematizado, tendo em vista a ampliação da preocupação com os agravos à saúde mental na instituição universitária.

Palavras-chave : Psicanálise; Grupo; Objeto mediador; Conto; Universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License