SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O conto como objeto mediador: uma experiência com grupos com universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

BONASSI, Silvia Maria  e  MELGACO, Damaris Alcida da Costa. Somatização na gestação: a relação das ansiedades e impressões oníricas sob a perspectiva psicanalítica. Vínculo [online]. 2020, vol.17, n.1, pp. 138-162. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v17n1p138-162.

O objetivo deste estudo foi investigar o viés epistemológico que compõe o raciocínio ideológico do profissional psicólogo junto à equipe multidisciplinar e a gestante, e como essa percepção afeta a qualidade dos atendimentos de queixas de ansiedade e sintomas psicossomáticos durante o pré-natal, numa Unidade de Saúde da Família no centro-oeste brasileiro. Participantes: 8 gestantes e 4 profissionais da saúde. Método: pesquisa ação. Instrumentos: roteiros de entrevistas semi-dirigidas. Resultados e Discussão: A análise de entrevistas e inter-relações dos discursos das participantes indicou que existem falhas no atendimento terapêutico no serviço de saúde municipal. As gestantes sentem falta da escuta a suas queixas psicológicas e somáticas, sem haver uma discriminação efetiva da etiologia do sintoma. A baixa frequência do cirurgião obstetra nos grupos de consulta compartilhada, dá indícios de fragilidade da equipe multiprofissional. A meta de humanização no atendimento a gestante é alcançada parcialmente. Mais estudos devem ser feitos em busca de dinamizar o serviço da equipe clínica e facilitar o acesso das gestantes ao necessário atendimento especializado.

Palavras-chave : Pré-natal; Humanização; Psicossomática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License