SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Suporte em saúde mental às agentes comunitárias de saúde: o espaço protegido dos grupos interativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SCHORN, Maria Clara Guaragna  e  LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro. Psicose na maternidade: um olhar psicanalítico a partir do filme "o estranho em mim". Vínculo [online]. 2020, vol.17, n.2, pp. 01-19. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v17n2p1-19.

No puerpério produz-se uma transformação na mulher, que agora passa a ser também mãe. Esse é um momento de ambivalência, de gozo, mas também de sofrimento, expresso através dos transtornos do puerpério. A pesquisa desenvolvida insere-se na temática da psicopatologia materna e utilizou como palco para a análise a personagem Rebecca, da produção audiovisual "O Estranho em mim" (2008), que retrata a psicose na maternidade. Objetivou-se articular a literatura psicanalítica sobre a psicose, a partir de autores como Freud, Klein e Winnicott, para compreender a condição da personagem, a partir de uma revisão de literatura narrativa sobre o tema. Verificou-se a potência da perspectiva psicanalítica para o entendimento da vivência psicótica da personagem, enfatizando a importância dos cuidados primordiais e das relações primitivas do sujeito. O estudo também apontou a necessidade de pesquisas acerca da psicose na maternidade.

Palavras-chave : psicopatologia materna; maternidade; transtornos do pós-parto; transtornos psicóticos; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License