SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Mental health support for community health agents: interactive groups as protected spaceSecondary attachment processes and child development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

CALDEIRA, Matheus Colombari  and  SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. Intervenção psicológica grupal e psicossomática: uma revisão integrativa. Vínculo [online]. 2020, vol.17, n.2, pp. 46-66. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v17n2p46-66.

A psicossomática busca compreensão dos sintomas físicos de origem psíquica e a intervenção psicológica grupal surge como ferramenta possibilitando espaço para a reflexão em grupo acerca deste adoecimento. Este estudo objetiva levantar produções científicas que integram a psicologia grupal e a psicossomática. Utilizou-se como metodologia a revisão integrativa, no período de 2011 a 2016, por meio de base de dados eletrônicas, os periódicos da CAPES, Scielo, Pepsic e LILACS. Utilizados os descritores: grupos e psicossomática como filtros. Dentre os resultados notou-se a carência de produções científicas entre os descritores no tocante a serviços na área da saúde. Verificou-se também que pesquisas nesta área estão voltadas para orientação diagnóstica, sem efetivo interesse na promoção de saúde e no empoderamento do usuário.

Keywords : grupos; intervenção grupal; psicossomática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License