SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Psychological group and psychosomatic intervention: an integrative reviewThe minefield: ethical-methodological recommendations for research in ethnopsychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

IZIDORO, Isabela Rocha; PEREIRA, Veronica Aparecida  and  RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Processos de vinculação secundária e desenvolvimento infantil. Vínculo [online]. 2020, vol.17, n.2, pp. 67-93. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v17n2p67-93.

A literatura indica vários estudos sobre os processos de vinculação primária, mas pouco se conhece sobre a vinculação secundária, quando os bebês passam a ter seus cuidados fornecidos por outros. Assim, buscou-se avaliar a vinculação entre educadoras e bebês e as relações com o desenvolvimento infantil. Participaram do estudo nove bebês e duas educadoras de dois Centros de Educação Infantil. A avaliação do desenvolvimento foi realizada a partir do protocolo da Escala Bayley-III, nas áreas de Cognição, Linguagem e Motor aos nove e doze meses. O processo de vinculação foi avaliado a partir do Paradigma Experimental Face-to-Face Still-Face aos nove meses e pelo Sistema de Codificação da Interação Mãe-Criança Revisado, aos doze meses. O desenvolvimento dos bebês, em ambos os períodos, manteve-se dentro ou acima do esperado. Aos nove e doze meses os bebês apresentaram boa vinculação com a educadora, porém, aos doze, apresentam comportamentos exploratórios e de autorregulação, mesmo diante das tentativas de interação. Sugere-se que vinculação secundária pode ser estabelecida diferentemente, com avanços para mobilidade e autonomia.

Keywords : Vinculação; Educação Infantil; Desenvolvimento Infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License