SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Processos de vinculação secundária e desenvolvimento infantilGrupo de adolescentes em serviços de saúde mental: uma ferramenta de reabilitação psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. O campo minado: recomendações ético-metodológicas para a pesquisa em etnopsicologia. Vínculo [online]. 2020, vol.17, n.2, pp. 94-117. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v17n2p94-117.

A etnopsicologia é um referencial que congrega conhecimentos da Psicologia, da Antropologia e da Psicanálise, sendo largamente empregada nas investigações que possuem como cenário as comunidades religiosas de matriz africana. A pesquisa etnopsicológica, fiel às áreas que a constituem, tem sido desenvolvida dentro de uma gama multifacetada que comporta diversos métodos, formas de registros e possibilidades interpretativas combinadas. O objetivo deste estudo é apresentar e discutir alguns aspectos ético-metodológicos que permeiam as pesquisas em comunidades religiosas, sobretudo no contexto brasileiro, a partir do referencial da etnopsicologia. Em termos do percurso deste estudo teórico, foram abordados alguns procedimentos que podem orientar o trabalho nessas comunidades, iniciando pelo desenvolvimento da escuta, passando pela construção e análise do corpus analítico e, por fim, o momento da devolutiva com a comunidade de referência. O referencial etnopsicológico deve ser assumido pelo pesquisador desde a escolha do objeto de estudo que, muitas vezes, acaba sendo delimitado em função da escuta do próprio campo. A devolutiva, nesse sentido, não pode ser considerada a entrega de um resultado aos participantes, como nas perspectivas positivistas, mas como mais uma possibilidade de escuta que é potente na contínua interpretação do campo e na construção dos sujeitos-pesquisadores.

Palavras-chave : etnopsicologia; umbanda; candomblé; pesquisa de campo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License