SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O campo minado: recomendações ético-metodológicas para a pesquisa em etnopsicologiaO psicólogo na equipe multiprofissional: relato de experiência de uma intervenção em grupo de mulheres na atenção secundária à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

MENEZES, Etiene Silveira de; KANTORSKI, Luciane Prado; COUTO, Maria Laura de Oliveira  e  RAMOS, Camila Irigonhé. Grupo de adolescentes em serviços de saúde mental: uma ferramenta de reabilitação psicossocial. Vínculo [online]. 2020, vol.17, n.2, pp. 118-140. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v17n2p118-140.

Este estudo teve como objetivo conhecer a dinâmica de funcionamento de grupos de adolescentes coordenados por enfermeiras/os em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada entre março e maio de 2019. Neste período foram realizadas observações sistemáticas em grupos de adolescentes realizados em dois centros de atenção psicossocial. As observações foram registradas em diário de campo, e entrevistas discursivas foram realizadas com os enfermeiros coordenadores destes grupos. A análise temática dos dados foi baseada no referencial teórico de grupos de Pichon-Rivière. Evidenciou-se que as técnicas grupais se mostraram fundamentais enquanto práticas de reabilitação psicossocial para os adolescentes nestes grupos, por este ser um período de muitas dúvidas e experimentações. Contudo, os enfermeiros nem sempre coordenam os grupos a partir de um referencial teórico. Considera-se que a orientação teórica é importante para o desenvolvimento desta terapêutica. Por fim, a teoria de Pichon-Rivière se mostrou uma abordagem possível para se pensar a prática do enfermeiro no atendimento em grupo no CAPS.

Palavras-chave : Serviços de saúde mental; Adolescente; Psicoterapia de grupo; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License