SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Group of adolescents in mental health services: a psychosocial rehabilitation toolTraining and transformations a glance of an aspirant to group therapist author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

LUCRI, Jamile Julia  and  CORDEIRO, Silvia Nogueira. O psicólogo na equipe multiprofissional: relato de experiência de uma intervenção em grupo de mulheres na atenção secundária à saúde. Vínculo [online]. 2020, vol.17, n.2, pp. 141-162. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v17n2p141-162.

O presente trabalho configura-se como um relato de experiência acerca da intervenção multiprofissional por meio de grupo operativo semanal com as mulheres que faziam acompanhamento com prática de exercícios físicos em um Ambulatório de atenção secundária à saúde. A psicóloga e o educador físico coordenavam o grupo e as atividades eram planejadas com objetivo de oferecer um espaço de escuta e implicá-las no tratamento proposto. Observou-se, após 23 encontros, o aumento de adesão das pacientes e o desencadeamento de discussões acerca de autoimagem e autoconhecimento, estilos e qualidade de vida relacionada à saúde, temporalidades da vida atreladas à percepção de saúde, relações interpessoais e desenvolvimento de vínculo. Compreendeu-se este último como aspecto importante para o aumento da adesão ao Programa de Prática de Exercícios e a viabilização de um espaço em que pudessem falar sobre as dificuldades nas vivências implicadas no processo de adoecimento, sendo o trabalho multiprofissional capaz de promover um olhar mais integral das pacientes.

Keywords : Psicologia da Saúde; Equipe Multiprofissional; Mulheres; Grupo Operativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License