SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Loneliness and abandonment - cogitationsIngles - caixa de lembranças: relato de experiência com um grupo de mulheres com queixa de depressão em uma clínica escola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

RUFATTO, Amaury Tadeu. A função do cuidar e os vínculos. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.1, pp. 17-23. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p53-63.

O autor pretende discutir alguns aspectos da função do cuidar. Do lugar do psicoterapeuta, que precisa acolher, tanto as demandas explícitas do paciente, como ouvir as mensagens que ecoam dos traumas e das vivências não elaboradas. Do lugar do paciente que busca ajuda para os seus sofrimentos psíquicos, sofrimentos estes que às vezes o impede de reconhecer as dores que também infringe. Quer na vivência dual das sessões de psicoterapia, quer na ressonância provocada pela vivência das terapias grupais, é em um lento processo de reconhecimento e elaboração que surgem as possibilidades de cuidar. Assim, cuidar é dar o suporte necessário para o processo entre o (re) conhecimento de sua dor, seus vínculos, e se (re) conhecer como sujeito histórico, possibilitando o desenvolvimento de novos recursos psíquicos, para as elaborações necessárias.

Keywords : Cuidar; vínculo; sofrimento psíquico; intersubjetivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License