SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Solidão e desamparo - cogitaçõesCaixa de lembranças: relato de experiência com um grupo de mulheres com queixa de depressão em uma clínica escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

RUFATTO, Amaury Tadeu. A função do cuidar e os vínculos. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.1, pp. 17-23. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p53-63.

O autor pretende discutir alguns aspectos da função do cuidar. Do lugar do psicoterapeuta, que precisa acolher, tanto as demandas explícitas do paciente, como ouvir as mensagens que ecoam dos traumas e das vivências não elaboradas. Do lugar do paciente que busca ajuda para os seus sofrimentos psíquicos, sofrimentos estes que às vezes o impede de reconhecer as dores que também infringe. Quer na vivência dual das sessões de psicoterapia, quer na ressonância provocada pela vivência das terapias grupais, é em um lento processo de reconhecimento e elaboração que surgem as possibilidades de cuidar. Assim, cuidar é dar o suporte necessário para o processo entre o (re) conhecimento de sua dor, seus vínculos, e se (re) conhecer como sujeito histórico, possibilitando o desenvolvimento de novos recursos psíquicos, para as elaborações necessárias.

Palavras-chave : Cuidar; vínculo; sofrimento psíquico; intersubjetivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License