SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1The caring function an its links"Too much weight for one person": interactive narratives of teenagers about the loss of an institutional shelter author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

SILVA, Bruna de Almeida Vidal Henriques e; MORENO, Talita de Lucena Pallares  and  BARCELOS, Tomiris Forner. Caixa de lembranças: relato de experiência com um grupo de mulheres com queixa de depressão em uma clínica escola. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.1, pp. 24-31. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p25-36.

Este artigo apresenta um relato de experiência de duas estudantes do último ano da graduação em Psicologia, com a prática psicanalítica de grupos durante estágio obrigatório com ênfase em Saúde Mental, dentro de uma clínica escola, sob supervisão e orientação da professora supervisora. Os atendimentos foram baseados na perspectiva psicanalítica winnicottiana, com aplicação teórico-prática em um grupo terapêutico composto por mulheres com queixas de depressão, através da oficina terapêutica "Caixa de Lembranças". A proposta do grupo foi pautada no uso de um recurso mediador dialógico, que se caracterizou como materialidade mediadora, que tinha como objetivo favorecer a expressão emocional das integrantes do grupo, de forma livre e menos defendida, favorecendo condutas genuínas e espontâneas. A vivência da grupoterapia apontou a particularidade e subjetividade de cada caso e a necessidade em se adaptar o tratamento para cada indivíduo, uma vez que o atendimento em grupo não teve o mesmo efeito em todas as integrantes, o que não significa que não tenha sido eficaz, acredita-se que movimentos de mudanças foram observados nos envolvidos.

Keywords : Psicoterapia de grupo; Oficina terapêutica; Depressão; Psicanálise; Winnicott.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License