SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Espanhol - caixa de lembranças: relato de experiência com um grupo de mulheres com queixa de depressão em uma clínica escolaImplementación de una clínica psicosocial ambulatorial para personas expuestas a la violencia en un hospital universitario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

BONFATTI, Sofia Creato  y  GRANATO, Tania Mara Marques. "É muito peso para uma pessoa só": narrativas interativas de adolescentes sobre o (des) acolhimento institucional. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.1, pp. 32-41. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p37-52.

O objetivo deste estudo é compreender a experiência emocional de 14 adolescentes abrigados frente a possibilidade de desabrigamento considerando a usual permanência prolongada do adolescente na situação de acolhimento institucional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa psicanalítica em que adotamos uma Narrativa Interativa (NI) em duas entrevistas coletivas seguidas de uma reflexão sobre o tema investigado, além de uma entrevista individual seguida de um momento de reflexão com uma adolescente que não teve a oportunidade de participar do grupo. A análise do material narrativo resultou em campos de sentido afetivo-emocional. Destacamos o campo emblemático "É muito peso para uma pessoa só", que descortina os sucessivos desabrigamentos e o consequente desamparo vividos pelos jovens como resultados da sobreposição de vulnerabilidades que cercam a vida dos participantes.

Palabras clave : Adolescência; Abrigos; Violência intrafamiliar; Narrativa Interativa; Psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License