SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Implementação de um ambulatório psicossocial para pessoas expostas a situação de violência em um hospital universitárioUma mãe desamparada, uma criança que pede socorro e a "rede" que tece cuidados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

ALEXANDRE, Ana Clara Siena; NASCIMENTO, Ananda Kenney da Cunha  e  CHIODI, Sofia Lira. A psicologia na atenção básica: fortalecendo o vínculo com a comunidade. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.1, pp. 53-62. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p120-137.

RESUMO A atenção básica é um conjunto de ações e intervenções de saúde realizadas por uma equipe multiprofissional que atua nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no contexto do Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, relatou-se a experiência de práticas desenvolvidas pela Psicologia em uma UBS, durante o período de estágio curricular obrigatório, destacando as principais atividades realizadas. Como resultados, foram narradas as vivências com os grupos de cuidadores e de gestantes, sendo o último de maior adesão; a ação da campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida; e a realização do plantão psicológico que atendeu alguns usuários da Unidade. Por fim, destacou-se que é possível atuar com diferentes modalidades de ações que funcionam como dispositivos para a prevenção e a promoção de saúde da comunidade; e que as práticas da Psicologia precisam de consolidação no espaço da atenção básica, pois ainda caracterizam-se enquanto desafiadoras para os (futuros) profissionais.

Palavras-chave : Psicologia; Atenção básica; Saúde; Unidade Básica de Saúde; Grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License