SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Psicología en atención primaria: fortalecer el vínculo con la comunidadEl grupo operativo como herramienta en la salud mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

CRUZ, Maria José Rodrigues da. Uma mãe desamparada, uma criança que pede socorro e a "rede" que tece cuidados. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.1, pp. 63-71. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p309-324.

RESUMO Esse artigo aborda a complexidade que é construir linha de trabalho entre equipamentos públicos de territorios diferentes, onde situações de desamparos predominam. Descreve o que foi possível alinhar entre os equipamentos e profissionais de diferentes formações para dar o suporte básico a uma dupla de mãe e filha para seguirem em frente. O Atendimento da dupla realizou-se em Unidade Básica de Saúde por solicitação da Pediatra da criança, que aos quatro anos apresenta recusa em se alimentar e em aceitar os cuidados básicos que a mãe propicia, confrontando-a, o que aumenta as desorganizações psíquicas e incertezas da mãe diante dos próprios fantasmas. A história pregressa desta, são de perdas significativas precocemente, em 2004 é diagnosticada como esquizofrênica, engravida em 2013, o pai da criança a rejeita. Nada exige deste, cria sua filha fazendo todos os tipos de sacrifícios. Constata-se deterioração dos vínculos familiares, e, em tempos de vínculos incertos, a vulnerabilidade parece rondar como um fantasma aqueles cujo desamparo os condenou. Utilizamos o aporte teórico será da Psicanálise Clássica e dos que se dedicam ao estudo da Psicanálise das Configurações Vinculares.

Palabras clave : Desamparo; Desorganização Psíquica; Vínculos incertos; Trauma; Rede de cuidados.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License