SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1A psicologia na atenção básica: fortalecendo o vínculo com a comunidadeO grupo operativo como ferramenta na saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

CRUZ, Maria José Rodrigues da. Uma mãe desamparada, uma criança que pede socorro e a "rede" que tece cuidados. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.1, pp. 63-71. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p309-324.

RESUMO Esse artigo aborda a complexidade que é construir linha de trabalho entre equipamentos públicos de territorios diferentes, onde situações de desamparos predominam. Descreve o que foi possível alinhar entre os equipamentos e profissionais de diferentes formações para dar o suporte básico a uma dupla de mãe e filha para seguirem em frente. O Atendimento da dupla realizou-se em Unidade Básica de Saúde por solicitação da Pediatra da criança, que aos quatro anos apresenta recusa em se alimentar e em aceitar os cuidados básicos que a mãe propicia, confrontando-a, o que aumenta as desorganizações psíquicas e incertezas da mãe diante dos próprios fantasmas. A história pregressa desta, são de perdas significativas precocemente, em 2004 é diagnosticada como esquizofrênica, engravida em 2013, o pai da criança a rejeita. Nada exige deste, cria sua filha fazendo todos os tipos de sacrifícios. Constata-se deterioração dos vínculos familiares, e, em tempos de vínculos incertos, a vulnerabilidade parece rondar como um fantasma aqueles cujo desamparo os condenou. Utilizamos o aporte teórico será da Psicanálise Clássica e dos que se dedicam ao estudo da Psicanálise das Configurações Vinculares.

Palavras-chave : Desamparo; Desorganização Psíquica; Vínculos incertos; Trauma; Rede de cuidados.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License