SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1The operative group as a tool in mental healthThe challenges of group work at the violence prevention core in UBS Vila Maggi author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

MINARE, Nathália Fernandes  and  CARDOSO, Carmen Lúcia. Grupo comunitário de saúde mental: relações estabelecidas por participantes regulares de longo prazo. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.1, pp. 80-89. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p388-406.

RESUMO O Grupo Comunitário de Saúde Mental (GCSM) é um dispositivo de promoção da saúde mental cuja proposta de cuidado se fundamenta na atenção às experiências cotidianas. O objetivo deste artigo é compreender as relações estabelecidas por participantes regulares de longo prazo com o GCSM, ou seja, pessoas que participam há no mínimo dois anos do GCSM, de forma voluntária e ativa. Trata-se de um recorte de uma pesquisa qualitativa, realizada através de entrevista aberta e observação participante, com uso do método de análise temática. Foram entrevistados sete participantes, ex-usuários de serviços de saúde mental. A análise aponta vinculação dos participantes ao Grupo, compreendida segundo três principais temas: relações afetivas (sentimentos de valorização, gratidão e apreço pelo Grupo); relações comunitárias (relações pautadas pela empatia e movimento de solidariedade); e relações de pertencimento (processo gradual de vinculação ao Grupo, percepção de lugar de pertença). O estudo das relações estabelecidas com o GCSM contribuiu para melhor compreensão do protagonismo de pessoas em sofrimento mental, além de auxiliar a problematizar o conceito de adesão às intervenções de dispositivos de saúde mental.

Keywords : Saúde Mental; Grupo Comunitário de Saúde Mental; Promoção de saúde; Vínculo; Relações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License