SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Grupo comunitario de salud mental: relaciones establecidas por los participantes regulares de largo plazoLazos y historias: la reforma psiquiátrica y relaciones afectivas entre familiares de sujetos psicóticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

CHAVES, Vanessa Faro. Os desafios do trabalho de grupo no núcleo de prevenção à violência na UBS Vila Maggi. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.1, pp. 90-94. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p407-413.

RESUMO A violência é um fenômeno complexo e multifatorial, que se configura como problema social com forte impacto na saúde. No território de abrangência da UBS Vila Maggi, acolhemos cotidianamente diversos tipos de violências relacionados ao contexto familiar. Entendendo que todos os grupos populacionais são vulneráveis à violência, e que a violência guarda relações profundas com a estrutura social, econômica e política, compreende-se que a esta se dá de forma mais impactante em regiões socioeconômicas mais vulneráveis e com condições inadequadas de habitabilidade.

Palabras clave : trabalho de grupo; prevenção; violência; saúde pública; vulnerabilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License