SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1The challenges of group work at the violence prevention core in UBS Vila MaggiLabor therapy, between the treatment of madness, institutional crisis and professional legitimation in the Open Door of Oliva. Córdoba, Argentina, 1914-1940 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

ROCHA, Tiago Humberto Rodrigues; PAULA, João Gabriel de  and  CASTRO, Filipe Caldeira. Laços e histórias: a reforma psiquiátrica e as relações afetivas entre familiares de sujeitos psicóticos. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.1, pp. 95-105. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.1982-1492v18n1p95-105.

RESUMO A maioria das atuais demandas em saúde mental são atravessadas por questões provenientes do movimento da Reforma Psiquiátrica, que teve como objetivo o rompimento de modelos manicomiais no tratamento de sujeitos em sofrimento psíquico. Sendo assim, o presente estudo buscou investigar sujeitos em tratamento em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), seus modos de relacionamento familiar e a importância das mesmas durante o acompanhamento nestes dispositivos de assistência diante os desafios impostos pelo processo de desinstitucionalização. Para tanto foram realizadas sete visitas semanais em um CAPS situado em uma cidade do interior de Minas Gerais, no período entre março e junho de 2018. A partir das observações realizadas, foram levantadas questões como: a importância da família no acompanhamento terapêutico, as mudanças na dinâmica familiar diante do adoecimento, o desenvolvimento de autonomia e situações de violência. Dentre as diversas temáticas abordadas nessa experiência, destaca-se a importância dada ao CAPS e aos vínculos familiares pelos usuários na reconstrução de sua autonomia, assim como os encargos subjetivos gerados pelas demandas de cuidado.

Keywords : Saúde Mental; Família; Vínculos; Centro de Atenção Psicossocial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License