SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Bonds and histories: psychiatric reform and affective relations between relatives of psychotic subjectsThe voice of autism: the language of pain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

VANADIA, Laura Natalia. A terapia do trabalho, entre o tratamento da loucura, a crise institucional e a legitimação profissional na Open Door de Oliva. Córdoba, Argentina, 1914-1940. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.1, pp. 106-119. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.1982-1492v18n1p106-119.

RESUMO No início do século XX, a terapia do trabalho era a modalidade terapêutica mais difundida para o tratamento da loucura dentro das instituições Open-Door argentinas. No caso da Asilo-Colonia de Alienados de Oliva, a historiografia revelou que sua implementação constituiu o eixo do funcionamento institucional, desempenhando um papel fundamental no apoio econômico do estabelecimento e na disciplina dos pacientes. Entretanto, na década de 1930, a equipe de psiquiatras de Oliva realizou uma agenda de trocas teóricas com diferentes colegas que lhes permitiu complexificar aquela visão que carecia de critérios científicos. No âmbito do processo de profissionalização disciplinar, os psiquiatras buscaram novas referências teóricas para reconceptualizar a técnica. O presente trabalho analisa os fundamentos da aplicação da terapêutica entre 1914-1940, em conexão com os processos de legitimação profissional dos anos 30. São abordadas as publicações científicas dos psiquiatras do estabelecimento, aprofundando os diálogos realizados com um colega brasileiro, que, sem negar a lógica do poder, permitem afirmar que os fundamentos da aplicação do tratamento superaram as questões disciplinares e econômicas.

Keywords : Terapia laboral; Saúde mental; Asilo Colonia Oliva; História da psiquiatria na Argentina; Processos de profissionalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License