SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Labor therapy, between the treatment of madness, institutional crisis and professional legitimation in the Open Door of Oliva. Córdoba, Argentina, 1914-1940Therapeutic accompaniment: a space to enable the mental health and the therapist's gaze in the implementation of this new strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

KOWARA, Aline  and  CARNIEL, Isabel Cristina. A voz do autismo: a linguagem da dor. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.1, pp. 120-127. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p92-105.

RESUMO O Acompanhamento Terapêutico tem seu início na América Latina, sob a influência da psicologia social de Pichon-Rivière e no âmbito da Reforma Psiquiátrica, representando uma atividade clínica com vistas à ressocialização de pessoas ligadas ou não aos serviços de saúde mental. O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de estágio na área de Acompanhamento Terapêutico com um jovem adulto diagnosticado com autismo grau leve, que apresenta elevada persecutoriedade, compulsão por acumulação e isolamento social exacerbado. Algumas das intervenções realizadas contaram com a presença dos pais do paciente que, através de seus vínculos estreitos, puderam ser identificados como participantes tanto do processo de adoecimento, quanto da superação das dificuldades apresentadas. Articulando a teoria do vínculo, proposta por Pichon-Rivière à noção de ser-com o outro da fenomenologia existencial, os encontros procuraram propiciar ao paciente uma escuta atenta, uma compreensão de seu sofrimento psíquico e as limitações a ele atrelados e um acolhimento de seu modo de ser sem julgamentos, mas sempre buscando levá-lo a questionar suas cristalizações e possibilidades de superação. Ao final dos atendimentos, o paciente apresentou um pensamento mais organizado e integrado, onde a experiência da angústia pôde ser vivida como abertura para novas possibilidades de ser-no-mundo-com-os-outros.

Keywords : Acompanhamento Terapêutico; Vínculo; Autismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License