SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Acompanhamento terapêutico: um espaço para viabilizar a saúde mental e o olhar do terapeuta na efetivação dessa nova estratégia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

ALMEIDA, Caroline Trevisan Mendes de  e  OKAMOTO, Mary Yoko. Vivências e significados do complexo de édipo nas famílias contemporâneas. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.1, pp. 134-144. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.1982-1492v18n1p134-144.

RESUMO Este artigo busca compreender o exercício da parentalidade e da subjetivação nas famílias contemporâneas sob a perspectiva da experiência do Complexo de Édipo, a partir da teoria da psicanálise vincular. Foi realizado um estudo de caso com realização de entrevistas semiestruturadas com dois casais, um de avós que exerce as funções principais de cuidados com suas netas e o outro composto pela mãe biológica e o padrasto das meninas, que também participa do cotidiano familiar das crianças. Como resultado, verificou-se que o exercício da parentalidade é dividido e exercido pelos quatro participantes da entrevista, configurando uma vivência familiar atual em que os papéis parentais não estão delimitados de forma clara. No entanto, para todos os membros da família a avó representa a figura principal que exerce as funções parentais diante das netas, com estabelecimento de alianças inconscientes e aspectos intergeracionais específicos presentes na dinâmica familiar. Nesse contexto, para que ocorra uma elaboração edípica é necessária que seja exercida uma função diferenciadora, não limitada ao gênero ou filiação biológica, que permita o registro das diferenças nas relações intersubjetivas.

Palavras-chave : Psicanálise vincular; Complexo de Édipo; Famílias contemporâneas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License