SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2The third topic. Where is the unconscious?The helpless and transferiable aspects in child group psychotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

MOREIRA, Lara Mundim; CALIA, Gustavo Gomes; FRANCA, João Vitor Lemos  and  CASTANHO, Pablo. Baião de um, o outro que se retire: impasses no manejo da agressividade num grupo psicoterapêutico. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.2, pp. 1-11. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p354-374.

O artigo visa discutir impasses no manejo da agressividade num grupo terapêutico, tendo a hipótese de que, em alguns momentos, a agressividade apresenta-se como uma ameaça ao enquadre do grupo. Para isso, partiremos da apresentação de um caso clínico atendido em grupo terapêutico de orientação psicanalítica em co-terapia na Clínica Escola do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Se a partir de autores centrais na psicanálise concebemos a agressividade enquanto experiência fundamental à própria constituição psíquica (inexoravelmente presente na relação entre o eu e o outro), localizamos como condição fundamental à experiência de cuidado em um grupo terapêutico o endereçamento a um outro que se apresenta disponível. Assim, a partir das funções do enquadre propostas por Bleger e Roussillon, pensamos nas condições de constância da experiência terapêutica psicanalítica - experiência que entendemos não se dar sem alguma violência/ruptura - e nos ocupamos, no caso em questão, em evitar a potencial experiência de desamparo que a agressividade colocaria em jogo no grupo, na medida em que, com Kaës, o concebemos enquanto composto por espaços psíquicos comuns e partilhados.

Keywords : Grupo; Psicanálise; Agressividade; Enquadre.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License