SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Baião de um, o outro que se retire: impasses no manejo da agressividade num grupo psicoterapêuticoGrupo de mulheres: um lugar de escuta clínica para mulheres em um centro de atenção psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

HORST, Mariana Ramalho. O desamparo e aspectos transferenciais em psicoterapia de grupo infantil. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.2, pp. 1-6. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p287-297.

Históricos de desamparo são observados com maior frequência em crianças que chegam à clínica com sintomas de angústia. Nos atendimentos clínicos são frequentes situações, em que o trabalho de orientação aos pais não obtém resultado satisfatório, o que indica que é requerido um investimento maior no atendimento das crianças. Este artigo alcança os aspectos transferenciais (transferências cruzadas) como fundamentais nos processos grupais com crianças e nas entrevistas com os pais. Nele, visamos um maior conhecimento sobre transferência e seu manejo nos processos grupais focando três direções: em primeiro lugar vertical criança-analista, em segundo lugar horizontal criança-criança e finalmente criança-grupo. Para compor a metodologia foram utilizadas revisão bibliográfica e método qualitativo clínico com recursos de vinhetas clínicas de grupo infantil e entrevistas com os pais. As teorias de Sigmund Freud, Melanie Klein, René Kaës, Pichon Revière e Arminda Aberastury são apresentadas em suas relações com as vinhetas clínicas. Dessa forma, acreditamos que o manejo da transferência em psicoterapia de grupo infantil auxiliará no tratamento do desamparo e, por conseguinte da angústia.

Palavras-chave : Transferência; psicoterapia de grupo infantil; desamparo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License