SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Los aspectos indefensos y transferibles en la psicoterapia de grupo infantilSer y estar en refugio: el proceso grupal en una intervención de cuidado de equipo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

MACEDO, Cintia Regina de Oliveira  y  SOUZA, Vaniele Silva. Grupo de mulheres: um lugar de escuta clínica para mulheres em um centro de atenção psicossocial. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.2, pp. 1-12. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p544-564.

O presente artigo tem como objetivo compartilhar a experiência de um Grupo Psicoterapêutico de Mulheres, trabalho de psicoterapia grupal realizado em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Ao relatar a história do grupo de mulheres, pretendemos abordar as seguintes temáticas: os desafios da clínica na rede de atenção psicossocial e como o grupo de mulheres enfrentou os fracassos e se tornou um espaço de elaboração de luto, fortalecimento de singularidades, bem como de abertura para novas possibilidades de vida; desta forma, reafirmando o potencial dos grupos terapêuticos para sustentação da clínica nos dispositivos públicos de saúde. Percebemos que o potencial terapêutico do grupo de mulheres consiste em proporcionar um lugar de contar e recontar suas histórias. Neste espaço, elas podem compartilhar identificações e integrar-se nas diferenças. Permite-se falar de suas perdas, dores, estigmas e da relação com o fracasso. O processo psicoterapêutico favorece processos de elaboração e ressignificação, tornando possível vislumbrar e, inclusive, construir um recomeço. Pretende-se que esta reflexão vá ao encontro de outros terapeutas de grupo, em outros serviços de saúde, tecendo assim uma rede de reflexões e conhecimento sobre a clínica e a temática de grupos e instituições.

Palabras clave : grupo terapêutico; mulher; Centro de Atenção Psicossocial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License