SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Being and staying at a shelter: the group process in a work team support interventionWorking with photolanguage in training groups of psychotherapists and coordinators of groups author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

PICCOLO, Giuseppe Lo. Violência social e migração: o surgimento de traços traumáticos em um grupo photolangage. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.2, pp. 1-9. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p106-119.

Em um contexto de violência e grande precariedade social, os fluxos migratórios contemporâneos questionam nossos dispositivos de cuidado e, em particular, o dispositivo individual. A potencialidade traumática da migração forçada nos coloca face à complexidade da clínica em um contexto transcultural. Por meio de um dispositivo original, baseado no uso da mediação pela imagem em um grupo de requerentes de asilo, tentaremos mostrar como o uso da terapia de grupo, por um lado, e da mediação pela fotografia, por outro, podem contribuir para promoção dos processos associativos e de representação dos afetos e de traços traumáticos subjacentes.

Keywords : grupo; trauma; migração; mediação; Fotolinguagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License