SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Social violence and migration: the emergence of traumatic traces in a photolangage groupExchanges in the jungle: a photoexpression group experience amid psychosomatic disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

TOLEDO, Rose Pompeu de. O trabalho com fotolinguagem nos grupos de formação de psicoterapeutas e coordenadores de grupos. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.2, pp. 1-6. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p499-506.

A autora abordará o trabalho com fotolinguagem nos grupos de formação de psicoterapeutas e coordenadores de grupos. Contextualizará a introdução do método da fotolinguagem no Brasil, descreverá brevemente como ocorre uma sessão e utilizará exemplos de situações grupais. Mostrará que o seu uso facilita a participação do sujeito no grupo, favorece as trocas identificatórias e o contato com os processos psíquicos inconscientes experimentados no grupo. Além disso, apresenta aos futuros terapeutas e coordenadores de grupos o dispositivo dos grupos de mediação. Concluirá que a fotolinguagem contribui para a formação dos profissionais e para a possibilidade de reflexão sobre a sua prática.

Keywords : grupos de formação; fotolinguagem; grupos de mediação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License