SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Exchanges in the jungle: a photoexpression group experience amid psychosomatic disorderThe production of the collective dream as a mediator in group processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

NASCIMENTO, Gustavo Chiesa Gouveia. A experiência escrita: as potencialidades da escrita em grupo na clínica das drogadições. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.2, pp. 1-12. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p207-227.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre algumas possíveis contribuições da escrita, e mais especificamente da tarefa da escrita como objeto de mediação em grupo, como dispositivo para a clínica das drogadições. Para tal é problematizado inicialmente a temporalidade dos relatos autobiográficos de ex-usuários de drogas e a escrita enquanto objeto mediador e transferencial em grupo. Apresentamos alguns aportes da psicanálise das drogadições para problematizar as falhas das cadeias representacionais e a perda do sentido simbólico para o agir que se colocam em curso neste campo clínico para então refletir, a partir de uma vinheta clínica, sobre as potencialidades da tarefa de escrever em grupo como catalizadora de processos de simbolização. A tarefa de escrever em grupo demonstra-se mobilizadora e depositária de elementos psíquicos de inscrição precária, demonstrando-se resistente à agressividade das ações evacuatórias e dando apoio a um resgate da dimensão convocatória da linguagem. A leitura das múltiplas transferências grupais, da transferência com o objeto mediador e da transferência com a tarefa demonstram-se fundamentais para os manejos técnicos e para a função interpretante dos coordenadores no grupo.

Keywords : Objetos mediadores; drogadição; grupos operativos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License