SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Cambios en la selva: una experiencia con grupo de fotoexpresión en medio al disturbio psicosomáticoLa producción del sueño colectivo como mediador en procesos grupales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

NASCIMENTO, Gustavo Chiesa Gouveia. A experiência escrita: as potencialidades da escrita em grupo na clínica das drogadições. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.2, pp. 1-12. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p207-227.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre algumas possíveis contribuições da escrita, e mais especificamente da tarefa da escrita como objeto de mediação em grupo, como dispositivo para a clínica das drogadições. Para tal é problematizado inicialmente a temporalidade dos relatos autobiográficos de ex-usuários de drogas e a escrita enquanto objeto mediador e transferencial em grupo. Apresentamos alguns aportes da psicanálise das drogadições para problematizar as falhas das cadeias representacionais e a perda do sentido simbólico para o agir que se colocam em curso neste campo clínico para então refletir, a partir de uma vinheta clínica, sobre as potencialidades da tarefa de escrever em grupo como catalizadora de processos de simbolização. A tarefa de escrever em grupo demonstra-se mobilizadora e depositária de elementos psíquicos de inscrição precária, demonstrando-se resistente à agressividade das ações evacuatórias e dando apoio a um resgate da dimensão convocatória da linguagem. A leitura das múltiplas transferências grupais, da transferência com o objeto mediador e da transferência com a tarefa demonstram-se fundamentais para os manejos técnicos e para a função interpretante dos coordenadores no grupo.

Palabras clave : Objetos mediadores; drogadição; grupos operativos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License