SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2A experiência escrita: as potencialidades da escrita em grupo na clínica das drogadiçõesVínculo mãe-bebê: acolhimento e intervenções no âmbito institucional, combate aos desamparos da maternidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

EMILIO, Solange Aparecida. A produção do sonho coletivo como mediador de processos grupais. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.2, pp. 1-7. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p485-498.

A atração pelos sonhos é algo que acompanha os seres humanos há milhares de anos e em diferentes culturas. Nos dias de hoje, a interpretação de sonhos é bastante valorizada pela psicanálise, em especial nos trabalhos clínicos, seja nos atendimentos individuais, nos grupos terapêuticos ou em psicoterapias de casal e família. Mas, em todos estes casos, além do enfoque majoritariamente clínico, trabalha-se, em geral, a partir das associações realizadas e pela interpretação do material sonhado, lembrado e compartilhado por um dos participantes. O presente artigo baseia-se em uma comunicação científica que apresentou um dispositivo desenvolvido para ser utilizado como recurso para intervenções em diferentes grupos, inclusive os com finalidades não psicoterapêuticas: a produção e interpretação, de forma lúdica, de um sonho criado pelo grupo. Tal recurso pode ser aplicado em grupos com as mais variadas finalidades. Será apresentada a fundamentação teórica do dispositivo e apresentadas as etapas de elaboração da atividade, com a discussão de alguns resultados. Espera-se que o referido dispositivo possa ser aproveitado por outros profissionais para a promoção de saúde nos diferentes tipos de grupos.

Palavras-chave : sonho coletivo; objetos mediadores; promoção de saúde em grupos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License