SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2La producción del sueño colectivo como mediador en procesos grupalesSublimación como parte de la espera de adopción: experiencias de los adoptantes en grupos de apoyo a la adopción en el interior de Ceará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

BRAGA, Miriam de Castro Aguiar; SILVA, Neuzeli Antônia da  y  BONASSI, Silvia Maria. Vínculo mãe-bebê: acolhimento e intervenções no âmbito institucional, combate aos desamparos da maternidade. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.2, pp. 1-10. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p468-484.

As transformações que a maternidade provoca na mulher, sejam elas psíquicas ou biológicas, pode ser uma vivência marcante e impactante para a gestação. Segundo Melanie Klein, o psiquismo é um funcionamento dinâmico o qual se inicia com o nascimento e finda-se com a morte do indivíduo. Na Psicologia Hospitalar a escuta e o apoio emocional a essas mães são fundamentais para abrandar os sofrimentos e as angústias do pré ou pós-parto. O presente trabalho faz parte das atividades desenvolvidas no estágio obrigatório de Psicologia e Saúde. Pretendeu-se caracterizar o desenvolvimento da afetividade entre mães e seus bebês nos primeiros momentos pós-parto, o pensar e o sentir dessas puérperas, suas perspectivas e possíveis prevenções contraceptivas. O trabalho foi desenvolvido na maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Paranaíba-Mato Grosso do Sul. Utilizou-se como instrumentos observação clínica, escuta e roteiro de entrevista semidirigido. As participantes foram 23 mulheres entre puérperas e gestantes. O estudo buscou identificar os laços de afetividade e a qualidade vincular no período perinatal. Os resultados principais sugerem que o acolhimento familiar no período puerperal tem uma incidência de vínculo simbiótico alimentado pela influência da família nos cuidados com a mãe e o bebê. Constata-se ainda que a baixa escolaridade e a falta de acesso a informações sobre contraceptivos contribuem para uma prole numerosa, apontando a necessidade de promover maior acesso as informações dos serviços de saúde da mulher oferecidos pela política pública da cidade.

Palabras clave : vínculo mãe-bebê; psicanálise institucional; acolhimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License