SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Vínculo mãe-bebê: acolhimento e intervenções no âmbito institucional, combate aos desamparos da maternidadePreconceito e parentalidade? Experiências de casais homoafetivos: experiences of homoaffective couples índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SOUZA, Cássia Keyve Rodrigues de  e  CRUZ, Vanessa Carneiro Bandeira de Carvalho. A sublimação como parte da espera pela adoção: vivências de adotantes em grupos de apoio a adoção no interior Cearense. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.2, pp. 1-13. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p325-346.

A prática da adoção é antiga, sofrendo modificações através dos tempos devido aos interesses sociais. Antes os cuidados destinavam-se aos adotantes, a eles caberia gerir os adotados; atualmente, sob a vigência de uma política integral, visa os interesses do adotando. Pensamento "novo" à história da adoção. Este estudo busca compreender as emoções vivenciadas pelos pretendentes a adoção durante o processo e na formação de um novo vínculo. Com metodologia qualitativa utilizou-se acervos da psicologia, serviço social e direito, participaram do estudo três pretendentes à adoção. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado. Analisou-se as informações através da análise de conteúdo temática. Observou-se que no interior do Ceará a atuação referente à adoção está sendo revisitada. E a articulação realizada por grupos de apoio à adoção, formados por adotantes e equipes multiprofissionais de prefeituras ganha espaço. Tais grupos surgem como um acolhimento diante das emoções enfrentadas pelos adotantes, atuando como ambiente de trocas experienciais entre aqueles que já conquistaram o filho real e aqueles que ainda vislumbram o ideal. Assim, tais grupos agem como mecanismos defensivos sublimatórios frente às ansiedades de adotantes.

Palavras-chave : Adoção; Formação de Vínculos; Sublimação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License