SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Educação financeira na família: uma pesquisa bibliográfica nos últimos 30 anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SILVA, Diana Pontes Ferreira da. Reflexões sobre a compulsão alimentar: mal-estar, corpo e obesidade. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.2, pp. 1-6. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p160-170.

Muitos são os problemas orgânicos ou psíquicos que surgem em indivíduos obesos. Diante desse mal-estar gerado pela obesidade, as angústias são relatadas com frequência por pacientes em discursos que giram em torno da alimentação e do corpo, carregados de frustrações que remetem a dietas fracassadas para dar conta da supervalorização de um corpo ideal na sociedade contemporânea. Nesse sentido, foi percebido nos relatos clínicos uma repetição, um ciclo vicioso que os pacientes têm dificuldade de interromper. Grande parte desses sujeitos relataram, nos atendimentos em grupo e individuais, que têm a comida como substituto de "algo", de um "vazio" que precisa ser preenchido, pois comem mesmo sem estarem com fome e com uma sensação de perda do controle sobre o ato. Por essa razão, após esse comportamento repetitivo, têm sentimentos de raiva, vergonha e culpa. Este artigo tem por objetivo investigar o mal-estar observado nas pessoas obesas atendidas individualmente na clínica particular e na instituição privada, bem como nos atendimentos realizados em grupo. Busca-se conhecimentos acerca da angústia em relação ao corpo obeso, com vistas a fomentar discussões embasadas pela orientação psicanalítica, utilizando durante os atendimentos a metodologia freudiana e a balintiana no atendimento de grupo.

Palavras-chave : mal-estar; compulsão; obesidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License