SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Falta básica, angústia e resistênciaFotolinguajem: um espaço grupal de amparo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

MUSETTI, Dora; YACOSA, Sonia  e  MAZZETTI, Martha. Experiência do departamento de fotolenguaje de APPIA. Uruguay. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.3, pp. 14-19. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p187-196.

Este trabalho é a descrição de uma trajetória de mais de uma década de estudo, pesquisa e ensino no dispositivo de MEDIAÇÃO FOTOLENGUAJE, desenvolvido no Uruguai pelos membros do Departamento de Linguagem Fotográfica da Associação de Psicopatologia e Psiquiatria da Criança e do Adolescente. Uruguai (APPIA). Em 2005, o Coloquio organizado pela Universidade Lyon2 França, levou à reunião entre a Dra. Dora Musetti e o Prof. Lilián Pezzani, do qual surgiu um acordo acadêmico entre a Universidade Lyon 2 França e a Universidade da República do Uruguai (UdelaR). Naquele ano, a Prof3 Claudine Vacheret chegou a Montevidéu com a missão de consolidar o convênio firmado pelas duas Universidades, iniciando as atividades de treinamento, intercâmbio e pesquisa que são mantidas até os dias atuais. Entre eles está o processo de elaboração de pastas fotográficas uruguaias que foram apresentadas na Universidade de São Paulo em 2019, e os cursos anuais de capacitação em Fotolenguaje, nos quais mais de 180 profissionais se formaram que desenvolvem sua atuação em diversas inserções. Na busca pelo fortalecimento da formação e graças a múltiplos apoios, é realizada a primeira tradução em espanhol do livro "Foto, grupo e cuidados psíquicos", de Claudine Vacheret. O Prof. Gaillard é convidado a ministrar um curso de PPP em Montevidéu e os Ateneans of Practice Analysis são iniciados.

Palavras-chave : Linguagem fotográfica; Análise de Práticas; Pranchas fotográficas uruguaias.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License