SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Photolanguage: a group space of protectionPsycho group analysis facing helplesnesss, and the strength of the preservation link author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

SOUSA, Vaniele Silva de  and  OLIVEIRA, Cintia Regina Macedo. Grupo autoestima: experiência de grupo operativo em CAPS. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.3, pp. 25-33. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p507-522.

O presente artigo visa a compartilhar uma experiência de trabalho com um grupo operativo que ocorre em um serviço público de saúde mental, a saber, um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Esse grupo é composto por sujeitos que apresentam quadros psicopatológicos considerados graves e que estão em situação de vulnerabilidade social. Partindo disso, pretende-se, neste escrito, realizar uma análise dos aspectos considerados avanços e ganhos conquistados ao longo do desenvolvimento do grupo, bem como abordar os desafios de sustentar um coletivo como esse em uma instituição de saúde da rede pública. Abordar-se-á, assim, as particularidades do processo grupal com os usuários da saúde mental, fomentando uma reflexão sobre as possibilidades de obter alguma melhora, apesar da gravidade dos sintomas. Tal experiência revela a potência que um trabalho grupal tem para resgatar e favorecer singularidades, elevar a autoestima e devolver o direito à voz a sujeitos que, por muito tempo, foram silenciados e escamoteados por diagnósticos de transtorno mental. Grupos operativos enriquecem o cotidiano dos pacientes e fortalecem a união, promovendo identificações e aprendizagens que, por sua vez, possibilitam mudanças e transformações.

Keywords : grupo operativo; autoestima; saúde mental; Centro de Atenção Psicossocial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License