SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Grupo autoestima: experiência de grupo operativo em CAPSTrabalhando o vínculo, trabalhando no vínculo: considerações sobre o papel da transferência no atendimento de crianças e jovens que sofreram rupturas familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

PAULA, Pedro Roberto de. Grupanálise de psicóticos frente ao desamparo, e a força do vínculo de preservação. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.3, pp. 34-39. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p535-543.

Grupo de psicóticos, defronta com desamparo frente à mudança de setting para cidade vizinha. A característica comum é que todos os componentes são egressos de internação psiquiátrica, onde foram atendidos em grupo terapia pelo respectivo terapeuta. Viveram momentos regredidos, desagregados e desamparados pela doença. No tratamento multidisciplinar hospitalar criou-se forte vínculo terapêutico, que prosseguiu no consultório. Este grupo adquiriu a característica psicodinâmica trazida da experiência institucional. Portanto, no consultório experimentamos um setting dinâmico, além da sala: (parque público, caminhadas, praça de alimentação de shopping, comemorações na sala, pão de queijo, etc.). Assim estamos juntos por mais de quinze anos.

Palavras-chave : Grupo; desamparo; vinculo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License