SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Care of families with young childrenSession's handling on couple's psychoanalytic psychotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

AVILA, Lazslo Antonio. Amor e desejo no vínculo conjugal - a psicoterapia analítica de casais: la psicoterapia analítica de parejas. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.3, pp. 60-64. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p277-286.

O casamento é uma instituição milenar, com importantes funções psíquicas, culturais e sociais para seus membros. Sendo a base primária de constituição da família, e sendo esta a formação que consubstancia o vínculo humano, o casamento é geralmente considerado como um dos eventos mais importantes e significativos, tanto em termos psíquicos como para a sociedade. Contudo, na vivência concreta de cada casal, são inúmeros os desafios que a união de dois seres tão dessemelhantes como o homem e a mulher representam. O vínculo conjugal é carregado de desejos, anseios, frustrações e realizações e tanto pode representar uma das definições da felicidade pessoal, quanto pode significar crises e sofrimento psíquico para os envolvidos e seus próximos, principalmente os filhos. Por isso tratar o casal pode ter grandes reflexos e consequências na saúde mental de toda a família. O presente trabalho apresentará diversas vinhetas de tratamentos psicoterapêuticos realizados com casais, embasados na psicanálise das configurações vinculares.

Keywords : Casamento; Psicoterapia dos Vínculos; Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License