SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Amor e desejo no vínculo conjugal - a psicoterapia analítica de casais: la psicoterapia analítica de parejasPreparação de crianças e adolescentes para adoção: estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

HEGENBERG, Mauro. Manejo da sessão na terapia psicanalítica de casal. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.3, pp. 65-73. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.1982-1492v18n3.p65-73.

Um exemplo de terapia de casal ilustra as incontáveis possibilidades de manejos clínicos, fundamentadas em opções teórico-clínicas do analista. A partir da distinção entre método, técnica e enquadre, justificam-se manejos diferentes dentro da sessão, sempre respeitando-se o vértice psicanalítico. A utilização do WhatsApp, sugerir um tema, perguntar, explicar uma situação ao casal, são aspectos discutidos, levando-se em conta a psicanálise e seus limites. A história do casal, a biografia de cada um, os tipos de personalidade baseados nas angústias de castração, de fragmentação e de separação, são os elementos norteadores da terapia breve psicanalítica preconizada pelo Napc - Núcleo de atendimento epesquisa da conjugalidade e da família, da Clínica do Instituto Sedes Sapientiae.

Palavras-chave : método; técnica; manejo da sessão psicoterápica; psicoterapia breve psicanalítica de casal; vértice psicanalítico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License