SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Session's handling on couple's psychoanalytic psychotherapyFrom link to recognition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

SOARES, Tamara Cristina Barbosa. Preparação de crianças e adolescentes para adoção: estudo de caso. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.3, pp. 74-85. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p414-434.

Este artigo tem como objetivo expor uma forma possível de fazer o trabalho da Psicologia num caso de adoção. Foi escolhido um caso ilustrativo acompanhado por esta profissional do começo ao fim: avaliação da habilitação para adoção, avaliação da medida de acolhimento das crianças, avaliação da destituição do poder familiar, trabalho na preparação e inserção das crianças em família substituta e acompanhamento do Estágio de Convivência. A pretensão é poder compartilhar práticas técnicas que, ao que parece, deram resultados positivos e explanar a respeito do nosso entendimento das questões psicológicas encontradas, a respeito da necessidade de preparação dos sujeitos a constituírem uma nova unidade familiar. Trata-se de uma adoção de dois meninos, irmãos, maiores de sete anos, por um casal de mulheres. A adoção de crianças mais velhas é incomum e rodeada de temores, mas absolutamente necessária. Pretende-se ilustrar todo o passo a passo deste importante trabalho prévio à ida das crianças para a nova casa, discutindo as intercorrências e delicadezas do caso, observando que a metodologia pode ser estendida para outros casos de adoção.

Keywords : psicologia; adoção; justiça; psicanálise; interdisciplinaridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License