SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Preparação de crianças e adolescentes para adoção: estudo de casoDo abandono à criação: o atendimento interdisciplinar de uma adolescente no CAPSij índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

CORREA, Rosa Junqueira. Do vínculo ao reconhecimento. Vínculo [online]. 2021, vol.18, n.3, pp. 86-93. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v18nesp.p454-467.

O objetivo deste artigo é propor uma reflexão a respeito do manejo clínico, no qual a analista, mesmo percebendo a negação da paciente a se vincular, se coloca mais presente, face a face, deixando-se perceber como presença viva. Isto possibilitou, lentamente, a construção de um vínculo entre a dupla, mesmo diante de desorganizações da economia psicossomática da paciente, que surgem após a vivência de situações de vida extremamente difíceis. Será apresentado seu caso clínico no qual vários sintomas estão presentes: diverticulite no sigmoide e reto, cistite recorrente e dois episódios de Acidente Isquêmico Transitório (AIT). O contato mais aprofundado com a sua história, nos remeteu a núcleos regredidos, associados a uma angústia relacionada à questão do reconhecimento. Foi usado o referencial teórico da Psicanálise Vincular e da Psicossomática Psicanalítica, a fim de explicitar que através do vínculo estabelecido, da relação transferencial, do acolhimento e do manejo específico dessa clínica, pôde-se criar um espaço onde foi possível à paciente explicitar em palavras os pensamentos e sentimentos insuportáveis que, até então, expressava em seu corpo e ter, assim, a condição psíquica de, aos poucos, retomar a sua própria vida.

Palavras-chave : Vínculo do Reconhecimento; Transferência; Manejo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License