SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Contemporary incestuous scenes: enunciative fragments about the guilt of the woman-mother author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

VISINTIN, Carlos Del Negro; GALLO-BELLUZZO, Sueli Regina; AMBROSIO, Fabiana Follador e  and  AIELLO-VAISBERG, Tânia Maria José. O cuidado infantil no pensamento winnicottiano à luz da Psicologia Psicanalítica Concreta. Vínculo [online]. 2022, vol.19, n.1, pp. 04-13. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/issn.19982-1492v19n1a2.

Este texto objetiva demonstrar e debater, à luz da psicologia psicanalítica concreta, uma contradição vigente no pensamento winnicottiano, expressa pela coexistência de duas visões acerca do cuidado infantil e da maternidade. Organiza-se em três seções. Na primeira, apresenta a psicologia psicanalítica concreta como referencial teórico. Na segunda, explicita e detalha a contradição do pensamento winnicottiano sobre cuidado infantil e maternidade. Na terceira, articula uma leitura do texto winnicottiano a partir da psicologia psicanalítica concreta, situando-a como convergente com a ontologia do ser social de Lukács. Por fim, indica a possibilidade de conhecimentos psicanalíticos colocarem-se a serviço de iniciativas a favor de transformações sociais que buscam superação de visões essencialistas sobre a maternidade.

Keywords : cuidado infantil; maternidade; psicologia psicanalítica concreta; D. W. Winnicott.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License