SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1O cuidado infantil no pensamento winnicottiano à luz da Psicologia Psicanalítica ConcretaA história pregressa da criança e o processo de revelação da adoção, na perspectiva de pais adotivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

LIMA, Lívia de Matos  e  NEVES, Anamaria Silva. Cenas incestuosas contemporâneas: fragmentos enunciativos sobre a culpabilização da mulher-mãe. Vínculo [online]. 2022, vol.19, n.1, pp. 14-26. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/issn.19982-1492v19n1a3.

Este estudo objetivou a elaboração de reflexões sobre a culpabilização da figura materna diante da violência sexual incestuosa praticada por um terceiro sobre sua filha. Inquietações sobre quem é essa mulher-mãe e o olhar sustentado sobre ela no cenário social guiaram os caminhos percorridos. Metodologicamente, o estudo foi construído a partir da análise documental de comentários produzidos no portal de notícias G1. A teoria psicanalítica auxiliou na análise e interpretação das representações atribuídas a essas mães, uma vez que as designações generalizantes, no campo imaginário, não acessam elementos enunciativos presentes no discurso social. As considerações apontaram que o estranhamento, frente ao feminino e ao próprio desamparo dos sujeitos, mantém os discursos maniqueístas que reduzem estas mães como negligentes, omissas e falhas. Excluem-se os elementos constituintes de suas histórias familiares, que poderiam sucumbir na desorganização face à violência incestuosa estabelecida na trama familiar.

Palavras-chave : psicanálise; violência; incesto; figura materna; contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License